terça-feira, 2 de outubro de 2007

ESTUDO DE CASO - O ESTUDANTE /PROFISSIONAL

Os comentários que se seguem fazem parte de uma monografia no curso de Pós Graduação do curso de Docência do Ensino superior concluído no último sábado na Universidade Cândido Mendes. Como a matéria é bastante extensa, estarei postando por partes. A pergunta que serviu de base para a pesquisa foi "O que precisa ser feito para melhorar a mão-de-obra profissional recebida das Universidades ao final dos cursos de graduação, independente da profissão escolhida. Foi pesquisada a questão da Universidade, corpo docente, aluno e as empresas. Boa leitura:
Para responder a questão inicial deste trabalho de pesquisa, “O Comportamento na atividade profissional de ex-universitários” se faz necessário verificar primeiramente o ambiente Universitário. A resposta estará centrada em dois quesitos principais: A Universidade enquanto captadora de recursos, vivenciando o momento da competição financeira e sendo gerenciada visando unicamente maiores lucros, busca constante da melhora da eficiência de processos administrativos que visem a menor rotatividade possível de seus alunos. A satisfação destes como principais clientes e ainda a visão capitalista da geração do lucro imediato de um lado e de outro lado o não questionamento da satisfação do cliente (aluno) enquanto produto daquele meio. Atualmente a Universidade em destaque a particular, sabidamente não desempenha um bom papel na formação de mão-de-obra especializada, de acordo com a demanda das empresas devido exclusivamente a busca desenfreada de lucros, crescimentos e eficiência nos processos. O Governo Brasileiro, através do Ministério da Educação, vem tentando - devido a fortes pressões de organismos internacionais - e sem muito êxito, mensurar o “status quo” do aluno ao deixar a universidade, aplicando-se testes específicos e de conhecimentos gerais, numa tentativa de criar dados que possam fomentar uma nova atitude de educadores. No primeiro momento deste tipo de “medição”, aplausos para as Universidades particulares que tiveram suas avaliações divulgadas como uma forma de atrair anda mais clientes. A medição aplicada, não reflete nem de longe o que se espera do profissional que a empresa atualmente aguarda contratar. Apesar de existir toda uma programação para atingimento de metas do currículo de cada profissão, ainda existem muitas oportunidades de melhorias quando se analisa o problema pelo campo do conteúdo. A metodologia, a didática e a forma de aplicação dos cursos atualmente em andamento nas universidades, certamente atendem grande parte das demandas, porém, ao verificarmos a condição com que se administram as empresas, é que encontramos as oportunidades de melhorias.

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